Uma professora australiana morreu no último fim de semana durante tentativa de escalada no Monte Everest, ao lado do marido, que também corre sério risco de morte. Maria Strydom, de 34 anos, era aventureira e buscava completar a missão para desafiar estereótipo de que os veganos e vegetarianos são fracos.
De acordo com o jornal Syden Mornin Herald, Maria foi a segunda pessoa da mesma expedição a falecer. Segundo a agência ANP, o holandês Eric Arnold, de 35 anos, teria dito aos companheiros que “não tinha energia sobrando” no corpo e, pouco depois, morreu enquanto dormia. Era a quarta vez que ele tentava escalar a montanha mais alta do mundo.
Nesta segunda-feira (23), o jornal Metro noticiou mais uma morte, a do indiano Subhash Paul, de 44 anos. Outros dois alpinistas da Índia estão desaparecidos após terem entrado a chamada “zona da morte” do pico. Já a CNN informou que um cidadão xerpa (etnia da região do Nepal), também teria morrido nas redondezas, apesar de possuir experiência em montanhismo.
O corpo de Maria Strydom foi resgatado no último sábado (21). Seu marido, Robert Gropel, no momento está sendo tratado e luta para sobreviver ao acúmulo de líquido nos pulmões. O casal havia escalado até o acampamento número quatro, 400 metros abaixo do cume do Everest. Até sexta (20), eles conseguiram se comunicar por telefones e localização via satélite.
“Ela estava cansada e sua energia caiu. Não havia oxigênio suficiente para ela quando estava em uma altitude de 7.800 metros”, disse o gestor da Seven Summit Treks, Furtengi Sherpa, à imprensa europeia.
Professora queria lutar contra estereótipo
Professora da Monash Business School, em Melbourne (Australia), Maria Strydom era uma ativista apaixonada pelo alpinismo e também pela dieta vegana – sem nenhum alimento de origem animal. Para desafiar o estereótipo de que quem não come carne não tem os nutrientes necessários para ser saudável, ela já tinha completado grandes escaladas, como o Monte Denali (Alasca), Aconcágua (Argentina), Monte Ararat (Turquia) e o Kilimanjaro (Tanzânia).
“Parece que as pessoas têm essa ideia distorcida que vegetarianos são desnutridos e fracos. Ao subir os sete cumes queremos provar que veganos podem fazer qualquer coisa e muito mais”, disse ela em março ao site da faculdade onde lecionava.
Ponto mais alto da Terra, o Monte Everest tem 8.848 metros de altura e está na maior cadeia de montanhas do mundo, a Cordilheira do Himalaia. Lá, estão localizados todos os picos do planeta com mais de 7.000 metros acima do nível do mar.
Fotos: Reprodução/Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor não colocar mensagens de conteúdo ofensivas, religiosas, racistas ou conteúdo adulto. Obrigada.