Uma solução natural para matar as larvas do mosquito aedes aegypti, que espalha os vírus que causam Zika, chikungunya e a dengue.É o extrato das folhas da planta de San Francisco (Codiaeum variegatum)
A descoberta é de um adolescente das Filipinas. Em sua pesquisa, o jovem constatou que substâncias presentes na planta são um poderoso veneno contra as larvas do mosquito.
O jovem Jerouen Paul Lumabao, de 17 anos, fez a pesquisa no fim do ensino médio, quando se desafiou a encontrar uma saída para a propagação do mosquito em sua cidade, ‘Davao City’.
Jerouen identificou que muitos inceticidas tem em suas composições extratos de plantas e começou então a fazer testes com espécies comuns em sua comunidade.
A planta de ‘San Francisco’ (Codiaeum variegatum) foi uma das opções de teste do jovem. O experimento deu certo.A planta, bastante comum na região, é utilizada para colorir jardins por toda a cidade.
O jovem pesquisador divulgou seus resultados no último dia 12 de maio na Feira de Ciências Intel e Engenharia, que este ano reuniu mais de 1750 estudantes de 75 países.
Com informações student.societyforscience.org
Foto: Wikipedia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa informação! Também tem sido divulgado inclusive com vídeo, a Crotalária, que além de ter belas flores atrai libélulas responsáveis por se alimentar (inclusive as suas larvas) das larvas do Aedes...
ExcluirObrigada pelo seu comentário! É bom saber que podemos ter uma planta que pode combater esses mosquitos terríveis, a crotolária.
Excluir